Notícias
Noticias
Grupo do Detec realizou visita ao Centro de Inovações da FMC, no interior de São Paulo
Dezesseis profissionais do Departamento Técnico da Cotricampo (Detec), acompanhados do RTV Gustavo Fabris, AT Vitor Formentini e gerente regional, Rafael Bolson, da FMC, visitaram o Centro de Inovações FMC da América Latina, em Paulínea (SP), no último dia 25. A FMC tem unidades de pesquisa em diversos locais do mundo, onde em cada uma delas desenvolve soluções para diversas culturas agrícolas. Na estação visitada, pesquisadores desenvolvem inovações em inseticidas, herbicidas, fungicidas e tecnologia de formulações.
Para o manejo das adversidades fitossanitárias no campo, a constante inovação é fundamental. A FMC apresentou pesquisadores e soluções que estão chegando para o produtor em manejo de plantas daninhas, pragas e doenças. A exigência por normas de sustentabilidade para avançar novas moléculas é extremamente alta. Ou seja, devem ter baixo impacto ambiental, baixo risco à saúde humana e causar pouca fitotoxicidade às plantas, ao mesmo tempo que deve entregar alto desempenho biológico a campo. Por isso, o grande desafio e necessidade de alto investimento em pesquisa e desenvolvimento para inovar e entregar valor à sociedade e aos produtores.
Na ocasião, discutiu-se a importância de manejo integrado de plantas daninhas, pragas e doenças, visando superar a resistência das pragas e aumentar a longevidade dos defensivos. Deste modo, o uso de herbicidas pré-emergentes é fundamental. A empresa disponibiliza o herbicida Stone, para a cultura da soja, e está apresentando ao mercado o herbicida Azugro, com foco em controle de azevém em trigo.
Em pragas, além de ampla linha há mais tempo conhecida, o último lançamento ao mercado foi o inseticida Premio Star, que alia duas moléculas em formulação de alta tecnologia e entrega controle em 50 pragas em 58 cultivos.
A grande inovação que chegará em breve, é um produto a base de feromônio para controle de lagartas em milho. Diante da resistência dessa praga às biotecnologias e aos inseticidas, chama muito a atenção o impacto positivo que pode trazer em controle e, consequentemente, em maior produtividade. Na mesma linha, a longo prazo, poderá vir solução voltada à cigarrinha.
Em manejo de doenças, especialmente em soja, a FMC comprovou no campo a eficácia do lançamento da última safra de soja, o fungicida Onsuva. É necessário correto entendimento da composição e proposta de cada fungicida visando o correto posicionamento, especialmente em se tratando do manejo de populações resistentes à ferrugem-asiática da soja e demais doenças desta cultura. Isto foi amplamente discutido na apresentação do especialista em doenças da FMC.
Como grande inovação, na última safra chegou ao mercado o fungicida microbiológico Provilar, que além de complementar manejo de doenças, promove maior enraizamento e nodulação para fixação biológica de nitrogênio em soja.
Além dos lançamentos, também foi se teve conhecimento do grande trabalho em formulação dos produtos. Isso entrega melhor desempenho das moléculas nos seus alvos a campo e aumenta a compatibilidade com outros defensivos, garantindo melhores controles em relação à simples misturas de tanque de diferentes ingredientes ativos com baixa tecnologia.
Os eventos ampliam conhecimento, despertam senso crítico no departamento técnico e tem como objetivo elevar o nível das recomendações de manejo aos produtores, superando da melhor maneira as adversidades fitossanitárias da agricultura, garantindo proteção de cultivos para maiores produtividades, mais qualidade aos alimentos e mais renda para os agricultores.
Fonte e Fotos: Departamento Técnico Cotricampo (DETEC)
28/06/2024
GALERIA DE FOTOS
VEJA TAMBÉM
Noticias
Representantes da consultoria Produttare realizaram visita institucional ao Moinho Cotricampo
07/11/2024
Noticias
Moinho Cotricampo lança nova identidade visual de produtos na Expointer 2024
28/08/2024
Noticias
Cotricampo promoverá seminário regional de atividade leiteira no dia 18 de julho
02/07/2024