Notícias
Noticias
Jornalista Alice Bastos Neves foi a painelista principal do Encontro Regional de Mulheres Cooperativadas
O último fim de semana foi especial para a Cotricampo. Na sexta-feira e no sábado, eventos promovidos pela cooperativa marcaram o aniversário de 57 anos da instituição.
Na sexta (13), o Encontro Regional de Mulheres Cooperativadas lotou a sede social da Afucampo, com mais de 600 participantes. Há nove anos a Cotricampo busca integrar as mulheres e trabalhar o protagonismo feminino.
Destaque para o painel apresentado pela jornalista Alice Bastos Neves, do Grupo RBS, que trouxe a exposição “Ressignifique-se” baseada em sua trajetória profissional, com destaque para o jornalismo esportivo, mas também sob aspectos de sua vida pessoal, especialmente o desafio de enfrentar e superar o diagnóstico precoce de um câncer de mama.
A Unimed Noroeste RS, cooperativa do ramo de saúde, também esteve representada na programação. A coordenadora de enfermagem do Hospital Unimed Noroeste/RS, de Ijuí, Adriana Nespolo, abordou o tema “Acolhendo-se para Acolher!”.
Após um almoço festivo, a programação da tarde teve como destaque a performance artística do Grupo Sol Maior Show, que comandou a festa com todas as mulheres que estiveram participando de mais um encontro regional.
Protagonismo feminino no Agro
Em 15 de outubro, celebramos o Dia Internacional da Mulher Rural. A data foi criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem o objetivo de conscientizar sobre a presença das mulheres no campo. Mas essa importância vai além da data.
A realidade agrícola no Brasil é também feminina. A presença da mulher no agro é fundamental para toda produção agropecuária, e cerca de 1 milhão de mulheres estão no comando de parte dos mais de 5 milhões de empreendimentos rurais do país.
Segundo a consultora em sucessão familiar, Marielly Biff, coautora do livro “Mulheres do Agro”, 30 milhões de hectares são administrados por mulheres no Brasil. Desse total, 42% são voltados para a agricultura, sendo 48% dessa fatia destinados à produção de soja. No mundo, 43% dos pequenos agricultores (cerca de 1 bilhão e 300 milhões, no total) pertencem à população feminina. Os dados são da Comissão Sobre a Situação da Mulher na Organização das Nações Unidas.
Esses números expressivos mostram como a presença feminina no campo vem crescendo, especialmente devido ao avanço da tecnologia no setor. Apesar de historicamente ser considerado um segmento masculino, a contribuição das mulheres é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do agro. Elas trazem conhecimento e talento aos serviços essenciais no campo, a partir de uma agricultura mais inovadora e estratégica.
A competência feminina é vista em todos os processos do agro, como no planejamento, na administração da propriedade e na segurança do trabalho.
Em razão desta representatividade que a Cotricampo vem realizando anualmente este encontro voltado às mulheres de nossa região, com a intenção de reforçar cada vez mais a presença, a participação e o papel das mulheres em nossa instituição cooperativa.
Fonte: Vinicius Bindé Arbo de Araujo - Jornalista MTE 21077
Departamento de Comunicação Cotricampo
17/09/2024
VEJA TAMBÉM
Noticias
Encerrado ciclo de encontros com os 17 comitês locais de jovens da Cotricampo
10/09/2024